Panorama internacional

Mídia da Síria denuncia roubo de petróleo por 111 veículos dos EUA

De acordo com a SANA, um comboio foi avistado saindo do país em direção ao Iraque com petróleo roubado da Síria.
Sputnik
A agência de notícias síria disse que dos 111 veículos vistos atravessando a fronteira com o Iraque, 60 estavam transportando equipamentos militares e dezenas encontravam-se carregados de petróleo roubado.
O comboio era protegido por seis veículos blindados e teria chegado ao Iraque utilizando o ponto de passagem Al-Waleed, que é considerado ilegal por Damasco.
Segundo a SANA, o governo dos Estados Unidos não comentou os recentes relatos e não está claro se a retirada do equipamento militar é uma medida política consciente e permanente, ou apenas uma redistribuição temporária para atualização de equipamentos e reparo.
A SANA informou também que este seria o segundo comboio norte-americano avistado saindo do país apenas em 2022. Um outro grupo, este com 128 veículos, foi visto atravessando a fronteira de Al-Waleed no dia 3 de janeiro.
No dia 9 de janeiro, a agência síria noticiou que os Estados Unidos estariam construindo uma refinaria de petróleo, em conjunto com as Forças Democráticas da Síria (FDS), com a capacidade de produzir 3.000 barris por dia.
Panorama internacional
EUA estão construindo refinaria de petróleo no nordeste da Síria, diz mídia
O conflito armado na Síria acontece desde 2011, com as forças governamentais do presidente Bashar al-Assad lutando contra vários grupos extremistas, incluindo o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
O grupo foi declarado derrotado no final de 2017, mas os EUA passaram a ocupar campos petrolíferos no leste e nordeste da Síria, argumentando que o petróleo poderia cair nas mãos de terroristas.
Comentar