Autoridades na província chinesa de Jiangsu, leste do país, recompensaram pescadores por entregarem dispositivos subaquáticos "suspeitos" encontrados em águas costeiras, relatou na terça-feira (18) a agência britânica Reuters.
Jiangsu, no leste da China, premiou na segunda-feira [17] 11 pescadores e cinco pessoas relacionadas por capturarem dez dispositivos estrangeiros suspeitos com funções de espionagem em águas territoriais chinesas. A China enfrenta uma crescente ameaça à sua segurança marítima e segurança nacional.
Os objetos foram considerados um "risco de segurança nacional".
De acordo com o jornal Xinhua Daily Telegraph, desde 2020 os pescadores da província encontraram dez dispositivos estrangeiros capazes de fazer rastreamento subaquático e que "roubavam segredos".
Nos últimos anos a China tem relatado vários voos de aviões dos EUA realizando reconhecimento perto do limite das águas territoriais do país. Além disso, o país norte-americano tem dado passos mais evidentes, como exercícios militares com outros países na região e passagens de navios de guerra pelo estreito de Taiwan, localizado entre o continente asiático e a ilha autogovernada taiwanesa, que um dia se reunificará com a República Popular da China, afirma Pequim.