Ciência e sociedade

Rara moeda de ouro do séc. XIII é descoberta no Reino Unido (FOTO)

Atualmente, são conhecidas apenas oito moedas deste tipo, datadas da época do rei Henrique III da Inglaterra, quase todas elas conservadas em museus.
Sputnik
Um homem encontrou um exemplar extremamente raro da "primeira moeda de ouro da história" do Reino Unido.
A descoberta ocorreu em setembro de 2021, quando o homem, que preferiu manter o anonimato, explorava com um detector de metais os terrenos de uma fazenda em Hemyock, no condado de Devon, um assentamento medieval famoso por seu castelo.

"A moeda foi encontrada em um campo pouco atrativo e poderia nunca vir a ser recuperada", segundo o tabloide Daily Mail.

O homem que fez a descoberta desconhecia sua raridade, até que publicou uma foto no Facebook e um especialista da casa de leilões Spink, em Londres, a viu.
Depois disso, foi revelado que a moeda é datada da época do rei Henrique III da Inglaterra, que reinou entre os anos 1216 e 1272, e foi cunhada até 1257 por Guilherme de Gloucester com ouro proveniente do Norte da África.
De acordo com os especialistas, a moeda, de pouco menos de dois centímetros de diâmetro, mostra o primeiro retrato de um rei britânico em seu trono desde a época de Guilherme, o Conquistador (1066 – 1087). Atualmente, existem apenas oito moedas deste tipo, quase todas elas conservadas em museus.
Moeda de ouro do rei Henrique III
Além disso, trata-se da primeira descoberta deste gênero registrada em quase 260 anos, apontou Gregory Edmond, especialista da Spink, adicionando que a moeda recém-descoberta "está em um estado quase perfeito" e artisticamente mostra uma mudança revolucionária nas representações de um rei restringido pelos princípios da Magna Carta.
Ao todo, foram emitidas aproximadamente 52 mil moedas com o dobro do peso de um centavo de prata e valorizadas em 20 centavos (um valor de câmbio monetário usado no Reino Unido antigamente), o que equivale a US$ 82 (R$ 452) no dinheiro atual.
Comentar