A casa de leilões Sotheby's, em Dubai, está apresentando um diamante que parece absolutamente extraterrestre por natureza.
O diamante negro de 555,55 quilates, cujas origens "estão envoltas em mistério", pode ter vindo do espaço sideral. Por essa razão, o item será leiloado como "O Enigma" pela Sotheby's.
A joia rara foi exibida a jornalistas na segunda-feira (17) na capital dos Emirados Árabes Unidos como parte de uma turnê, que incluiu paradas em Dubai e Los Angeles, antes de ser leiloada em Londres, no início de fevereiro.
De acordo com uma reportagem da Associated Press sobre a exposição, espera-se que o diamante chegue a pelo menos £ 5 milhões (cerca de R$ 37,5 milhões) na Sotheby's. Segundo a consultora de joias da Sotheby's Dubai, Sophie Stevens, citada no relatório, o número cinco tem muito significado para o diamante, que também possui 55 facetas.
Uma funcionária da Sotheby's Dubai apresenta o diamante negro de 555,55 quilates "O Enigma" para ser leiloado na galeria Sotheby's Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
© AP Photo / Kamran Jebreili
"A forma do diamante é baseada no símbolo da palmeira do Oriente Médio do Hamsa, que significa força e proteção", disse ela, observando que "Hamsa" significa cinco em árabe. "Então, há um bom tema do número cinco percorrendo o diamante."
Para acrescentar ao preço de venda, o diamante negro, segundo Stevens, provavelmente é do espaço.
"Sobre os diamantes carbonados, acreditamos que sua formação seja originalmente extraterreste, com meteoritos colidindo com a Terra e formando uma disposição química de vapor ou mesmo vindo dos próprios meteoritos", disse ela.
A casa de leilões declarou que pretende aceitar criptomoedas como forma de pagamento, após a venda bem-sucedida do diamante Key 10138 por um "preço recorde".