Regiões de Norte e Centro-Oeste registraram mais reinfecções por COVID-19, diz Datafolha
O Distrito Federal começa a vacinar, a partir desta quarta-feira (19), as crianças de oito a 11 anos sem comorbidades. A campanha será ampliada após a chegada de novo lote de doses entregues pela Saúde. Entretanto, o Brasil confirmou mais 317 mortes e 132.254 casos de COVID-19, totalizando 621.578 óbitos e 23.215.551 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. Enquanto o número de infecções cresce em velocidade preocupante, a recente pesquisa do Datafolha aponta que o Norte e o Centro-Oeste foram as regiões do país com mais reinfecções por coronavírus. Segundo o levantamento, 14% das pessoas contaminadas dizem ter contraído a infecção duas vezes, enquanto em outras regiões essa porcentagem atinge no máximo 9%.
Funcionário da saúde segura seringa com dose da vacina contra a COVID-19 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante campanha de vacinação de adultos e crianças de cinco a 11 anos, 18 de janeiro de 2022
© AFP 2023 / CARL DE SOUZA
Queixa-crime de Onyx contra Randolfe é arquivada por Lewandowski
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, arquivou uma queixa-crime contra o senador Randolfe Rodrigues, apresentada pelo ministro Onyx Lorenzoni, informou ontem (18) o portal UOL. Onyx acusou o vice-presidente da CPI da Covid de calúnia e difamação contra o então ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. Em entrevista em junho passado, Randolfe Rodrigues afirmou que o ministro estaria agindo de maneira "intimidatória" e que tentava "obstruir as investigações". Uma vez que o ministro do governo Bolsonaro não pagou as custas processuais, a queixa foi arquivada sem análise do mérito.
À bancada, em pronunciamento no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), 2 de setembro de 2021
© Foto / Agência Senado / Waldemir Barreto
Biden realiza 1ª coletiva de imprensa em 2022, após 1 ano no governo
O presidente norte-americano, Joe Biden, realiza hoje, quarta-feira (19), sua primeira coletiva de imprensa de 2022. A coletiva, agendada para começar às 18h00 no horário de Brasília, marcará apenas a sétima aparição de Biden na frente dos jornalistas, em adição às três coletivas feitas ao lado com outros líderes mundiais. Até agora, Biden realizou menos eventos de imprensa do que muitos de seus antecessores, de acordo com o Projeto da Presidência Americana. Donald Trump efetuou 21 coletivas de imprensa em sua presidência e Barack Obama 16 eventos desse tipo. Ocorrem ainda reclamações sobre a falta de contato do presidente atual com a mídia: até a Associação dos Correspondentes da Casa Branca pressiona a administração sobre o assunto. A coletiva ocorre um dia antes de Biden assinalar um ano de sua posse.
Presidente dos EUA, Joe Biden, fala com jornalistas após incidente em sinagoga no Texas, EUA, 16 de janeiro de 2022
© AP Photo / Patrick Semansky
Blinken terá reuniões com líderes da Ucrânia e Alemanha ante tensões com Rússia
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, começa hoje uma série de encontros diplomáticos na Ucrânia e na Alemanha, para continuar as discussões da semana passada sobre as propostas de segurança russas na Europa. O alto diplomata passará esta quarta-feira (19) em Kiev para se reunir com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky, o chanceler do país Dmitry Kuleba, entre outros dirigentes, a fim de revisar os compromissos diplomáticos já atingidos e discutir os próximos passos em meio às crescentes tensões com a Rússia. Amanhã (20), Blinken vai para Berlim para participar de dois encontros: com o governo alemão e com o grupo Quad transatlântico, como parte das contínuas consultas intensivas que Washington está conduzindo com vista a dar uma resposta europeia conjunta à alegada concentração de tropas russas junto da fronteira com a Ucrânia, de acordo com o Departamento de Estado. Após as reuniões em Kiev e Berlim, Blinken viajará para Genebra para se encontrar com o chanceler russo, Sergei Lavrov.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, é saudado pelo vice-chanceler ucraniano, Dmitry Senik, no Aeroporto Internacional de Borispol, em Kiev, Ucrânia, 19 de janeiro de 2022
© REUTERS / Alex Brandon
ONU oferece posto a Angela Merkel, diz mídia
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, propôs à ex-chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que encabece um órgão consultivo de alto nível sobre saúde, ciência, paz, proteção da natureza e economia mundial, informou a agência DPA, citando fontes na ONU. Guterres enviou a proposta a Merkel em uma carta que até o momento permanece sem resposta. No entanto, a organização acredita que é pouco provável que a antiga chanceler alemã aceite o convite, aponta a mídia. As áreas da saúde, ciência, paz, proteção da natureza e economia mundial integram os chamados "bens públicos globais".
Ex-chanceler da Alemanha, Angela Merkel, após cerimônia de entrega do poder ao novo chanceler, Berlim, 8 de dezembro de 2021
© AP Photo / Markus Schreiber
Relatório: ameaça de bomba no avião de Ryanair em 2021 era falsa
A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês) disse em relatório que a informação sobre a ameaça de bomba a bordo do avião da Ryanair que efetuou um pouso de emergência em Minsk no ano passado era falsa. Porém, a entidade não atribuiu a comunicação dessa informação falsa a nenhum Estado. "Já que nenhuma bomba nem provas da sua existência foram encontradas durante a inspeção antes da partida em Atenas, Grécia, e após várias buscas no avião em Belarus e na Letônia, consideramos que a ameaça de bomba foi deliberadamente falsa." A ICAO também disse que comunicar conscientemente informações falsas que coloquem em perigo a segurança de um avião em voo viola a Convenção de Montreal. Em 23 de maio de 2021, as autoridades de Belarus obrigaram um avião da Ryanair, que voava de Atenas para Vilnius, a pousar em Minsk devido a uma ameaça de bomba. Entre os passageiros do avião estava Roman Protasevich, opositor belarrusso, com sua namorada, que foram detidos após o pouso de avião no aeroporto.
Avião da companhia aérea Ryanair no aeroporto de Minsk
© AFP 2023 / ONLINER.BY