Ciência e sociedade

Roscosmos publica VÍDEO de aproximação à Terra de asteroide potencialmente perigoso

A agência espacial russa revelou imagens do 1994 PC1, um asteroide com diâmetro de 1,1 quilômetro que se aproximou até uma distância de dois milhões de quilômetros da Terra.
Sputnik
A agência espacial russa Roscosmos publicou na quarta-feira (19) imagens de um asteroide que se aproximou até dois milhões de quilômetros de distância da Terra.
Vamos nos distrair um pouco da preparação para a saída ao espaço, mas não mudem de canal
O Telescópio do Instituto Keldysh de Matemática Aplicada ORI-22 gravou o asteroide potencialmente perigoso 7482 (1994 PC1)
Ao contrário do alvoroço criado pelo filme ["Vyzov", ou "Desafio", na tradução em português, o primeiro gravado no espaço, com participação da Roscosmos], pedimos que olhem para cima, é interessante!
A Roscosmos refere que o vídeo foi obtido na noite de segunda-feira (17) às 21h51, horário de Moscou (15h51, horário de Brasília), com o asteroide se aproximando até uma distância equivalente a cinco vezes à existente entre a Terra e a Lua.
O 1994 PC1, com diâmetro de 1,1 quilômetro, foi descoberto pela primeira vez em 1994 pelo Observatório de Siding Spring em Coonabarabran, Austrália, e sua recente aproximação tem sido observada todos os meses desde agosto de 2021.
O asteroide é considerado potencialmente perigoso devido a passar pela órbita terrestre. A órbita do 1994 PC1 em torno do sul é completada uma vez em cada 572 dias, a última vez que o tinha feito até agora ocorreu em 1933.
Comentar