"Creio que ambas [China e Rússia] estão desenvolvendo capacidades para seu próprio uso", ponderou o general John Raymond, que comanda as Operações Espaciais da Força Espacial dos EUA, nesta quarta-feira (19).
"Acho que a diferença é que a China tem ido muito, muito rápido e o motor econômico chinês tem lhes permitido que avancem a uma velocidade que é realmente preocupante e, por isso, eu os consideraria o nosso desafio progressivo", acrescentou.
Além disso, Raymond afirmou que a China e a Rússia "demonstraram por suas ações que estão desenvolvendo capacidades para nos impedir de ter o nosso acesso ao espaço e as vantagens que ele fornece".
A Força Espacial foi estabelecida como o quinto ramo das Forças Armadas dos EUA para fornecer recursos para o Comando Espacial.
Recentemente, o general da Força Espacial dos EUA David Thompson alertou que a China está em um ritmo acelerado no desenvolvimento espacial.
O rápido crescimento chinês está causando sérias preocupações nos norte-americanos, que temem que os EUA percam a vantagem militar no espaço. Ele destacou o desenvolvimento chinês, afirmando que os chineses "estão em um ritmo incrível" e que os EUA devem se adaptar ou serão ultrapassados pelo gigante asiático.