A construção de novas unidades correspondem aos planos de Teerã de gerar pelo menos 10.000 megawatts de eletricidade através da energia nuclear, informou a emissora Press TV, citando Behrouz Kamalvandi, o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI).
"Os russos podem contribuir com uma parte muito boa neste programa. Isso foi discutido pelos presidentes e esperamos intercambiar delegações em um futuro muito próximo para implementar novos projetos", disse Kamalvandi.
De acordo com o oficial, um dos projetos nucleares planejados do Irã com a Rússia custará cerca de US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 27,1 bilhões).
A construção de unidades de energia na usina nuclear de Bushehr é o maior projeto conjunto russo-iraniano. O primeiro bloco da usina, concluído em cooperação com a Rússia, foi conectado à rede elétrica nacional do Irã em 2011. A construção do segundo bloco está em curso, enquanto um contrato para a construção da terceira unidade de energia já foi assinado.
Anteriormente, Mohammad Eslami, diretor da OEAI, disse que o Irã poderia produzir combustível nuclear e iria em breve começar a utilizá-lo na usina nuclear de Bushehr.
De acordo com ele, a República Islâmica já poupou cerca de 80 milhões de barris de petróleo gerando eletricidade na usina nuclear de Bushehr.