Ciência e sociedade

Tigela de vidro azul de 1.800 anos em perfeitas condições é desenterrada nos Países Baixos (FOTOS)

Durante escavações para construção de habitação e espaços verdes na cidade neerlandesa de Nijmegen, arqueólogos desenterraram uma espetacular tigela de vidro azul de muitas centenas de anos em perfeitas condições.
Sputnik
O artefato tem pelo menos 1.800 anos de idade e o mais excepcional é que o objeto não tem quaisquer defeitos, rachaduras ou outro tipo de imperfeições.
Este tipo de tigelas são feitas quando o vidro fundido esfria e endurece sobre o molde. O padrão de listras é elaborado quando o vidro ainda está no estado líquido. O óxido de metal deixa o objeto com a impressionante cor azul.
Esta tigela romana de vidro azul foi desenterrada perfeitamente intacta durante uma escavação arqueológica em Nijmegen.
Esta tigela já havia sido uma obra modelo exibida aos antigos residentes de Nijmegen. De acordo com o arqueólogo-chefe Pepijn Van de Geer, o artefato é uma obra-prima que merece ser exibida em um museu.
"Já vi objetos de vidro semelhantes em museus italianos", disse o especialista.
Ressalta-se que a tigela não foi fabricada em Nijmegen. O artefato foi produzido em uma oficina de vidros finos na época do Império Romano. A cidade de Vetera (atual Xanten), pertencente ao império e localizada atualmente na Alemanha, era conhecida por sua produção de vidro, escreve o portal The History Blog.
A cidade de Nijmegen foi fundada como um acampamento militar romano no século I a.C.
Comentar