Ao todo, sete marinheiros ficaram feridos na segunda-feira (24), após um "incidente de pouso" de um F-35 no convés do porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson no mar do Sul da China, segundo a Marinha dos EUA.
Pelo menos três dos militares precisaram ser levados a um hospital em Manila, nas Filipinas, onde permanecem em condição estável, e quatro foram tratados a bordo do navio.
Quanto ao piloto da aeronave, o comunicado indica que se ejetou de forma segura no mar e foi resgatado por um helicóptero. O piloto também está em condição estável, indica a Marinha, sem fornecer mais detalhes sobre o acidente.
"Detalhes adicionais e a causa do incidente estão sendo investigadas", ressalta o comunicado.
O USS Carl Vinson, com um esquadrão de combate de caças F-35, zarpou de San Diego no início de agosto. Foi o primeiro porta-aviões dos EUA a ser implantado com essas aeronaves de quinta geração.
Recentemente, a embarcação, junto com outro porta-aviões, o USS Abraham Lincoln e vários navios de guerra de outras classes, participou dos exercícios navais com o destróier japonês JS Hyuga, no mar das Filipinas.