FAB conclui testes de voo de conectividade digital para caças F-5 (FOTOS)

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratante do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso os testes de voo para a integração do equipamento.
Sputnik
O Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX deve ser integrado a bordo de duas aeronaves F-5M Tiger II, segundo a Elbit Systems.
A próxima fase ocorrerá a bordo das aeronaves Gripen NG da SAAB, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.
O Link-BR2 visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade multidomínio, permitindo ligações de dados e facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longos alcances, incluindo áudio e dados simultâneos e exibição de imagem operacional comum que é compartilhada entre os membros da rede nos segmentos aéreos e terrestres.
Com isso o equipamento permite que as forças aéreas e terrestres interceptem alvos, recebam informações de radares terrestres e fechem rapidamente os loops sensor-atirador.
Comentar