Contudo, é maior que os buracos negros formados quando as estrelas explodem, tornando este um dos únicos buracos negros de massa intermediária confirmados.
Este buraco negro estava escondido em um enorme aglomerado de estrelas, B023-G078, localizado na galáxia de Andrômeda, que está mais próxima da nossa Via Láctea.
O B023-G078 era considerado um aglomerado globular de estrelas, mas os pesquisadores argumentam que, em vez disso, trata-se de um núcleo modesto, indica o estudo, publicado na revista The Astrophysical Journal.
Estes núcleos são remanescentes de pequenas galáxias que caíram em galáxias maiores e tiveram as estrelas externas arrancadas por forças gravitacionais, restando um núcleo minúsculo e denso orbitando a galáxia maior e, no centro desse núcleo, um buraco negro.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta é fundamental para entender como os buracos negros são formados e crescem ao longo do tempo, bem como para perceber como os buracos negros de baixa massa se tornam "monstros" supermassivos nos centros das galáxias.