O avião com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, vindo do Arizona, chegou nesta quarta-feira (26) ao aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana.
A informação foi confirmada pelo G1. Este é o maior número de deportados em um único voo com destino a Confins desde 2019.
A coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já havia informado mais cedo que cerca de 100 dos deportados são crianças e adolescentes.
Patrulha de Fronteira dos EUA controla as margens do Rio Grande, que é a fronteira entre a cidade mexicana de Acuña e a norte-americana Del Rio, enquanto migrantes pretendem cruzar o rio, 20 de setembro de 2021. Foto de arquivo
© REUTERS / Daniel Becerril
Uma equipe da Polícia Federal, além de autoridades que atuam nos cuidados com crianças e adolescentes, vão receber os passageiros para verificar se as crianças pertencem a falsas famílias. Todas vão passar por uma triagem para comprovar paternidade e maternidade.
Se as crianças e os adolescentes não pertencerem às famílias com que chegaram, os comissários vão procurar as famílias de origem, já que o caso se tornaria tráfico de menores.
A PF disse que agora apura "como essas crianças saíram do território brasileiro", e que vai verificar "as condições às quais os menores foram submetidos durante esse processo".
Este é o 51º voo com deportados que chega ao país. Ao todo, 3.831 brasileiros foram expulsos por tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos.