Ciência e sociedade

Medicina do futuro: 'robô cirurgião' realiza procedimento em porcos sem ajuda humana

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, monitoraram as laparoscopias, um tipo de cirurgia pouco invasiva, feitas pelo robô para reconectar o intestino de quatro porcos.
Sputnik
O revolucionário procedimento foi realizado pelo robô Smart Tissue Autonomous Robot (Star) e apresentado como estudo acadêmico, nesta quarta-feira (26), em uma publicação na Science Robotics.
O Star executou laparoscopia para conectar duas pontas do intestino de porcos. O delicado procedimento foi repetido, com sucesso, durante quatro testes.

"A cirurgia robótica autônoma tem o potencial de fornecer eficácia, segurança e consistência, independentemente da habilidade e experiência individual de um cirurgião [humano]", publicaram os cientistas.

De acordo com o projeto, o robô foi capaz de "superar o desempenho de cirurgiões humanos". Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Axel Krieger, disse em entrevista ao The Guardian que essa foi a primeira vez que um robô realizou uma laparoscopia sozinho.
Detalhes do robô Smart Tissue Autonomous Robot (Star)

"O que faz o Star ser tão especial é o fato de ser o primeiro sistema robótico a planejar, adaptar e executar um plano cirúrgico em tecidos moles com o mínimo de intervenção humana", explicou Krieger.

Os especialistas acreditam que os resultados obtidos pela Universidade Johns Hopkins são revolucionários e nos deixam mais próximos de um futuro onde robôs vão realizar operações em humanos.
Comentar