O revolucionário procedimento foi realizado pelo robô Smart Tissue Autonomous Robot (Star) e apresentado como estudo acadêmico, nesta quarta-feira (26), em uma publicação na Science Robotics.
O Star executou laparoscopia para conectar duas pontas do intestino de porcos. O delicado procedimento foi repetido, com sucesso, durante quatro testes.
"A cirurgia robótica autônoma tem o potencial de fornecer eficácia, segurança e consistência, independentemente da habilidade e experiência individual de um cirurgião [humano]", publicaram os cientistas.
De acordo com o projeto, o robô foi capaz de "superar o desempenho de cirurgiões humanos". Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Axel Krieger, disse em entrevista ao The Guardian que essa foi a primeira vez que um robô realizou uma laparoscopia sozinho.
"O que faz o Star ser tão especial é o fato de ser o primeiro sistema robótico a planejar, adaptar e executar um plano cirúrgico em tecidos moles com o mínimo de intervenção humana", explicou Krieger.
Os especialistas acreditam que os resultados obtidos pela Universidade Johns Hopkins são revolucionários e nos deixam mais próximos de um futuro onde robôs vão realizar operações em humanos.