"Nossa cooperação na esfera técnico-militar vem se desenvolvendo ativamente desde os tempos soviéticos, ela tem um caráter construtivo e não conjuntural. No desenvolvimento da cooperação com Cuba no domínio técnico-militar somos guiados principalmente pelos interesses de fortalecimento das capacidades de defesa de nossos países e para garantir a segurança nacional no mundo turbulento de hoje", declarou diplomata.
Segundo Guskov, o desenvolvimento das relações nas áreas militar e técnico-militar não pode deixar de ser influenciado por fatores externos e pela pauta internacional atual.
Moscou e Havana mantêm um intensivo diálogo interministerial na esfera técnico-militar, novos contatos estão na pauta em vários níveis, afirmou embaixador.
A possibilidade de implantar infraestrutura militar russa em Cuba é um assunto delicado e não pode ser anunciado antecipadamente, detalhou Guskov.
"Em relação à possibilidade de estabelecer uma infraestrutura militar russa em Cuba, tendo em conta a delicadeza do assunto, ela não pode ser anunciada com antecedência", ressaltou.
Nesta quarta-feira (26), Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, observou que o presidente russo Vladimir Putin, em recentes conversas telefônicas com os líderes de Cuba, Venezuela e Nicarágua, concordou em desenvolver a cooperação em todas as áreas, incluindo a cooperação técnico-militar.