Uma forte explosão detectada no sábado (30), na superfície do Sol poderia causar uma tempestade magnética na Terra, informa o portal SpaceWeatherLive.
A explosão de energia teve uma magnitude de M1.1 (uma erupção intermediária) e durou mais de quatro horas, chegando ao seu ponto máximo na noite do dia 29 de janeiro.
A região da mancha Solar 2936 produziu uma explosão solar M1.1 que atingiu seu pico às 23h32 UTC. O LASCO mostra uma lenta ejeção de massa coronal de halo completamente assimétrica saindo do Sol. Grande parte da massa está indo para nordeste, mas nós prevemos que esta nuvem impacte a Terra daqui a alguns dias. Mais informações mais tarde.
A erupção foi acompanhada de uma ejeção de massa coronal, uma onda de partículas carregadas que, segundo os prognósticos, poderia chegar à Terra no dia 2 de fevereiro, provocando uma tempestade moderada de categoria G2.
As tempestades magnéticas são classificadas com letras e números segundo seu nível de perigosidade e o ciclo de intensidade de nossa estrela.
As de nível G2 são moderadas e podem causar interferências nas ondas de rádio e alterar as trajetórias de alguns satélites.