Um novo vídeo divulgado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês) na segunda-feira (31), mostra a sonda Tianwen-1 passando pelas calotas polares de Marte, revelando as misteriosas dunas de gelo de dióxido de carbono e água.
As imagens foram capturadas pelo "pau de selfie" de 1,5 metro da sonda, uma ferramenta de inspeção montada na extremidade do aparelho.
A emissora CGTN observou que o motor da sonda, o tanque de combustível e o motor de controle de voo estão em bom estado de conservação após um ano e meio no espaço.
A sonda já havia registrado imagens de alta definição das calotas polares do Planeta Vermelho em março de 2021, quando foi possível observar os ventos fortes atingindo as dunas de areia nas quais os depósitos de gelo se encontram.
Os cientistas acreditam que conhecer as calotas polares de Marte é a chave para entender a evolução passada do planeta e para qualquer esperança de encontrar evidências de vida nele.
A missão da espaçonave chinesa Tianwen-1 foi lançada em julho de 2020 pelo foguete Longa Marcha-5. A sonda entrou na órbita de Marte em fevereiro de 2021.
Alguns meses depois, uma cápsula de pouso com o rover Zhurong desceu pela atmosfera marciana e finalmente aterrissou no Planeta Vermelho em 15 de maio do mesmo ano.