Israel está participando do Exercício Marítimo Internacional 2022 (IMX 22), um grande treinamento naval liderado pelos Estados Unidos. Ao participar, Tel Aviv se junta publicamente, pela primeira vez, à Arábia Saudita e Omã, países com os quais não têm relações diplomáticas.
O exercício conta com a participação de 60 países e acontece em meio ao aumento das tensões no golfo Pérsico após ataques de mísseis aos Emirados Árabes Unidos (EAU) pelos houthis, incluindo um ataque frustrado direcionado a uma base que hospeda forças dos EUA, relata a Reuters.
Israel inclusive ofereceu apoio aos Emirados Árabes após os ataques, conforme noticiado.
Pilotos dos EUA no navio de desembarque RFA Cardigan Bay do Reino Unido se preparam para embarcar em um helicóptero para um voo de reconhecimento nas águas do Golfo durante a edição de 2019 do Exercício Marítimo Internacional (IMX)
© AP Photo / Karim Sahib
Um porta-voz da Marinha norte-americana citado pela mídia disse que os planejadores dos exercícios estão cientes do contexto geopolítico dos países participantes, mas que a cooperação foi alta.
"Aqui na região só tivemos resultados positivos em termos de planejamento", afirmou.
Israel normalizou as relações com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein em 2020. As nações se reuniram por preocupações compartilhadas sobre o Irã.
O treinamento começou no dia 31 de janeiro e é liderado pela 5ª Frota dos EUA no Bahrein, segundo o site da Marinha dos EUA. Em sua sétima edição, o exercício terá duração de 18 dias e terá 9.000 funcionários e cerca de 50 navios envolvidos.
A iniciativa militar acontecerá nas águas do golfo Pérsico, mar Arábico, golfo de Omã, mar Vermelho e oceano Índico, informa a Marinha estadunidense.