Moscou também vai elaborar uma lista de funcionários envolvidos no bloqueio da transmissão do canal RT DE, os quais serão impedidos de entrar na Rússia, comunicou a chancelaria russa.
"O escritório de correspondentes da empresa de televisão e rádio alemã, Deutsche Welle, na Federação da Rússia, foi encerrado", disse a chancelaria, acrescentando que todos os funcionários do escritório russo perderão seu credenciamento.
Maria Zakharova, representante oficial da chancelaria russa, salientou que até a data a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) tem mantido silêncio sobre a decisão da Alemanha de proibir a transmissão da RT DE.
Anteriormente, a autoridade reguladora alemã de comunicação social Berlim-Brandemburgo (MABB, na sigla em alemão), proibiu oficialmente a transmissão do canal RT DE na Alemanha, alegando que os organizadores da transmissão não tinham a autorização necessária.
Mais cedo nesta quinta-feira (3), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rotulou a proibição do canal russo RT DE como uma violação da liberdade de expressão.
Na quarta-feira (2), o órgão regulador de mídia da Alemanha proibiu a transmissão da RT DE no país, afirmando que os organizadores não tinham permissão necessária. O canal disse que a RT DE Productions recorrerá da decisão no tribunal.
2 de fevereiro 2022, 14:16
Em 16 de dezembro de 2021, a RT lançou seu serviço de notícias 24/7 em alemão, para transmitir notícias ao vivo, programas de entrevistas e documentários a partir dos estúdios em Moscou e Berlim. O 24/7 foi bloqueado no mesmo dia pelo YouTube.