Os centros de controle vão se basear em aeronaves e helicópteros e gerenciar grupos de veículos aéreos não tripulados de todos os tamanhos e finalidades, independentemente do ramo das Forças Armadas a que pertençam. Isso vai aumentar o alcance da comunicação e garantir sua confiabilidade.
"O principal problema com os drones russos é seu alcance insuficiente. Mesmo dispositivos grandes podem operar a uma distância máxima de 200 a 250 km de estações de controle em terra", revelou o especialista militar Vladislav Shurigin à mídia russa Izvestia.
Postos de comando baseados em helicópteros não são usados no momento, no entanto, eles estão sendo projetados com base nos novos helicópteros de transporte Mi-38T encomendados pelo Ministério da Defesa russo.
O Mi-38T é um helicóptero militar multimissão fabricado pela Fábrica de Helicópteros de Kazan, uma subsidiária da Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia). É uma variante militar do helicóptero civil multifuncional certificado Mi-38.
A primeira unidade do modelo, que tem médio alcance, foi entregue ao Ministério da Defesa da Rússia em dezembro de 2019, enquanto a segunda foi em janeiro de 2020.