O escritório do canal estatal alemão Deutsche Welle (DW) em Moscou, Rússia, cessou funções, anunciou nesta sexta-feira (4) a mídia.
"Uma decisão do governo russo de fechar o escritório da Deutsche Welle em Moscou e retirar a acreditação dos jornalistas da emissora alemã na Rússia entrou em efeito na sexta-feira às 09h00, horário local [03h00, horário de Brasília]", relatou o DW.
Na quarta-feira (2) o Regulador de Mídia de Berlim-Brandemburgo (MABB, na sigla em alemão), revelou que proibiu a versão alemã do canal russo RT DE de emitir na Alemanha, levando no dia seguinte (3) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia a comunicar que também proibiria o funcionamento da DW, o que inclui o fim de sua transmissão por satélite.
Uma fonte na chancelaria russa também contou à Sputnik que, sendo essa uma medida de resposta, ela seria invertida assim que Berlim mudar de ideias e retornar o acesso à transmissão ao RT DE. A fonte referiu ainda que foram sugeridas a Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, durante sua última visita à Rússia, formas de sair da crise em torno da mídia russa, mas Berlim teria recusado discutir a questão.
As tensões entre a Rússia e o Ocidente têm subido ao longo dos anos, incluindo na questão mediática, com graduais restrições e proibições impostas à mídia russa levando a reações semelhantes por parte de Moscou contra veículos de imprensa de países ocidentais.