Desta forma os navios "completaram uma travessia em torno da Europa e chegaram à parte oriental do mar Mediterrâneo no âmbito de um exercício naval russo realizado sob a supervisão geral [...] do almirante Nikolai Yevmenov", aponta o comunicado da entidade militar.
O ministério russo acrescenta que as embarcações percorreram mais de 6.000 milhas náuticas (11.112 quilômetros).
Atualmente, os navios encontram-se ancorados ao largo do porto de Tartus, onde reabastecem suas reservas de combustível e lubrificantes, água potável e alimentos até os níveis necessários.
Em conformidade com o plano de treinamentos das Forças Armadas da Rússia para o ano 2022, em janeiro e fevereiro está sendo realizada uma série de exercícios navais em todas as áreas de responsabilidade das frotas.
A Marinha e a Força Aeroespacial da Rússia devem treinar ações para proteger os interesses nacionais russos no oceano mundial, bem como para combater as ameaças militares vindas de mares e oceanos.
No total dos exercícios devem participar mais de 140 navios de guerra e embarcações de apoio, mais de 60 aeronaves, 1.000 unidades de equipamentos e cerca de 10.000 militares.