Panorama internacional

Polônia recebe equipamentos dos EUA para reforçar flanco oriental da OTAN (FOTOS)

Nesta sexta-feira (4), equipamentos militares dos EUA começaram a chegar à Polônia para reforçar o flanco leste da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de acordo com o Ministério da Defesa polonês.
Sputnik
O governo do presidente Joe Biden anunciou na quarta-feira (2) o envio de quase 3.000 soldados americanos para a Europa Oriental nos próximos dias em meio ao impasse diplomático com a Rússia sobre a Ucrânia.
Segundo a Reuters, cerca de 1.700 soldados da 82ª Divisão Aerotransportada, com sede em Fort Bragg, Califórnia, devem seguir para a Polônia em caráter temporário de acordo com o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak e o Pentágono, ainda na quarta-feira (2).
Soldados desembalam equipamentos de uma aeronave de transporte Lockheed Martin C-130 Hercules da Força Aérea dos EUA depois de pousar no aeroporto de Jasionka perto de Rzeszow, Polônia, em 4 de fevereiro de 2022
Cerca de 300 soldados devem ficar baseados na Alemanha, onde se espera que um quartel-general conjunto seja estabelecido.
Na noite de quinta-feira (3), o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, anunciou que um "grupo avançado" já havia chegado ao país.

"Este é um sinal claro de solidariedade aliada", escreveu ele no Twitter, postando fotos de soldados descarregando equipamentos de um único avião de transporte C-130 Hercules.

Uma aeronave de transporte Lockheed C-130J-30 Hercules da Força Aérea dos EUA descarrega material na pista após pousar no aeroporto de Jasionka perto de Rzeszow, Polônia, em 4 de fevereiro de 2022
A emissora privada TVN24 exibiu o descarregamento de duas aeronaves americanas nesta sexta-feira (4) no aeroporto de Rzeszow-Jasionka, no sul da Polônia. A emissora informou que até agora seis aviões americanos já haviam pousado em território polonês.
Ainda não está claro quando os soldados dos EUA vão chegar e onde vão ficar baseados.
Os EUA já têm cerca de 4.500 soldados na Polônia (instalados no oeste do país em regime de rotação), tanto pela OTAN, quanto por um acordo bilateral entre os países.
Comentar