Ciência e sociedade

Cemitério romano com esqueletos de pessoas decapitadas é descoberto no Reino Unido (FOTOS)

A descoberta foi feita pelo grupo de arqueólogos do grupo HS2, responsável pela construção de uma ferrovia entre Londres e West Midlands.
Sputnik
O time de arqueólogos encontrou 425 túmulos em uma antiga cidade romana na região de Aylersbury, a cerca de 65 quilômetros de Londres.
De acordo com informações divulgadas pela HS2, cerca de 10% dos esqueletos pertenciam a pessoas decapitadas e em alguns casos com o crânio enterrado entre as pernas, próximo aos pés.
Foram descobertos mais de 40 túmulos com esqueletos decapitados da época romana, no Reino Unido

"Uma interpretação desta prática é que poderia ser o enterro de criminosos ou algum tipo de pária, embora a decapitação fosse prática comum em outros lugares. Parece ter sido um ritual fúnebre normal, ainda que marginal, durante o final do período romano", informou o HS2 em comunicado.

Os túmulos estavam separados em duas áreas, o que, segundo os especialistas, significa que havia alguma distinção familiar ou de grupos étnicos.
As escavações estão sendo feitas por um grupo de 50 arqueólogos, que também descobriram nesse local mais de 1.200 moedas, confirmando a suspeita dos pesquisadores de que essa seria uma região movimentada e de grande importância econômica.
Ademais, foram encontrados no sítio arqueológico artefatos do dia-a-dia dos moradores romanos da época, como potes de barro, objetos de decoração para o cabelo e até mesmo um dado feito de chumbo.
Dado de chumbo romano encontrado em sítio arqueológico no Reino Unido
O grupo HS2 informou que as escavações ainda estão em andamento e que, após o término dos trabalhos arqueológicos, análises vão continuar sendo feitas para descobrir mais detalhes sobre a origem do povo romano da região.
Comentar