De acordo com os dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, o objeto espacial, denominado 2007 UY1, vai se aproximar a uma distância de mais de cinco milhões de quilômetros, o que equivale a aproximadamente 14 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Embora pareça muito, a distância não é tão grande em dimensões espaciais.
O tamanho do asteroide poderia ser comparado com um Boeing 747, cuja envergadura é de aproximadamente 60 metros, ou com um campo de futebol, que mede até 120 metros de comprimento. No entanto, sua aproximação não representa ameaça de colisão com nosso planeta.
3 de fevereiro 2022, 10:31
Devido à órbita do asteroide, esperam-se novos encontros com este corpo celeste no futuro, porém as distâncias que o separam da Terra poderiam diferir nas próximas ocasiões.
Por sua vez, no dia 30 de janeiro, The Virtual Telescope Project registrou o asteroide 2001 CB21, um corpo celeste catalogado como "potencialmente perigoso" que no dia 4 de março passará próximo da Terra. O corpo celeste com um diâmetro de 1,3 quilômetro se aproximará a 4,5 milhões de quilômetros de nosso planeta.
Segundo os cálculos dos astrônomos, não existe nenhum alerta de colisão que represente perigo para a vida na Terra, pelo menos durante os próximos 100 anos.