Ciência e sociedade

Dança cósmica entre galáxias de núcleos energéticos é flagrada pelo telescópio Hubble (FOTO)

A Agência Espacial Europeia publicou uma imagem que mostra a interação entre duas galáxias, sendo elas a galáxia Seyfert NGC 169 e a IC 1559.
Sputnik
A imagem tridimensional das duas galáxias foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a interação entre a galáxia Seyfert NGC 169 (abaixo) e a galáxia IC 1559 (acima).
Em um comunicado, a agência espacial afirma que ambas as galáxias da interação Arp 282 possuem núcleos extremamente energéticos, conhecidos como núcleos galácticos ativos (AGN, na sigla em inglês).
A Agência Espacial Europeia publicou uma imagem que mostra a interação entre duas galáxias, sendo elas a galáxia Seyfert NGC 169 e a IC 1559
As galáxias podem se fundir, colidir ou passar por cima umas das outras, cada uma delas tendo um impacto significativo em suas formas e estruturas.
As colisões galácticas são um dos maiores eventos cósmicos no Universo, provocando um grande aumento de energia.
"As forças de maré ocorrem quando a gravidade de um objeto faz com que outro objeto seja deformado ou esticado. A direção das forças de maré será de afastamento do objeto de menor massa e de aproximação ao objeto de maior massa", afirmou a Agência Espacial Europeia.
Além disso, a agência informou que, quando as duas galáxias interagem, gás, poeira e até sistemas solares inteiros vão ser atraídos de uma galáxia para outra pelas forças de maré.
Comentar