Representantes da Chevron nos últimos meses realizaram reuniões com diplomatas dos EUA para obter uma mudança em sua licença para operar na Venezuela.
A gigante do setor de energia quer que Washington restaure os privilégios comerciais que desfrutou sob o governo do então presidente Donald Trump. As informações foram confirmadas pela Reuters.
Na época, a empresa, ao lado de outros produtores estrangeiros, foi autorizada a tomar e exportar petróleo venezuelano para recuperar dividendos e dívidas de joint ventures com a estatal petrolífera PDVSA.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, aplaude durante evento na sede da empresa petrolífera estatal PDVSA, em Caracas, Venezuela, 19 de fevereiro de 2021. Foto de arquivo
© REUTERS / Handout / Palácio Miraflores
Sob esse acordo, a Chevron foi autorizada a comercializar até dois milhões de barris por mês de petróleo venezuelano até meados de 2020.
A Venezuela deve centenas de milhões de dólares à Chevron, a última grande petrolífera dos EUA com funcionários no país.
A maior parte do comércio relacionado à Venezuela permitido por Washington desde 2019 foi por meio de trocas de petróleo por combustível, que garantiram que o petróleo venezuelano não pudesse ser revendido e que nenhum pagamento em dinheiro chegaria ao governo de Maduro ou à PDVSA.
O governo de Maduro resiste às sanções dos EUA e da Europa. No ano passado, foi negado à Venezuela o acesso a quase US$ 2 bilhões (R$ 10,5 bilhões) em reservas de ouro armazenadas no Reino Unido.
20 de dezembro 2021, 19:55
Londres, embora reconheça diplomaticamente a presidência de Maduro, disse que o venezuelano não deveria ser reconhecido como presidente "para qualquer finalidade".
Permitir que alguns carregamentos de petróleo se movam sob sanções dos EUA pode sinalizar flexibilidade em relação à Venezuela.
Afrouxar as restrições para beneficiar uma grande empresa de petróleo, o que poderia aumentar os empregos nos EUA, tem menos probabilidade de enfrentar uma reação republicana, explica a reportagem.
O governo Biden também tem procurado maneiras de encorajar Maduro a retornar às negociações com a oposição venezuelana.