Ciência e sociedade

Empresa divulga IMAGENS do 1º voo sobre a água da aeronave voadora elétrica Jetson One

Veículo voador apelidado de Jetson One, em alusão ao clássico da animação "Os Jetsons" de Hanna-Barbera, acaba de completar seu voo inaugural sobre a água.
Sputnik
A aeronave totalmente elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) foi lançada em outubro do ano passado e provou ser tão popular que esgotou quase imediatamente para entregas em 2023, segundo o Daily Mail.
Trata-se de uma aeronave tripulada por apenas um indivíduo e capaz de se deslocar pelo ar a uma certa altitude graças à evolução das tecnologias de propulsão elétrica e inspirações inovadoras que visam o aprimoramento e a eficácia no transporte urbano.
Custando US$ 92.000 (cerca de R$ 485.000), o Jetson One pesa 86 kg e pode voar por 20 minutos de cada vez – com um tempo de carregamento da bateria de até duas horas – podendo atingir velocidades de até 100 km/h e um alcance de cerca de 32 quilômetros.
A empresa sueca-polonesa por trás do projeto descreveu em seu último vídeo de apresentação que a aeronave, que já voava sobre o deserto e através de uma floresta, voaria sobre a água.
Aeronave sueca Jetson One
Um dos criadores do Jetson, Peter Ternstrom, disse que a experiência de o voar foi incrível.
"É completamente livre de vibração, então não é nada como um helicóptero ou avião. É totalmente novo e é eufórico. Estamos abrindo outra dimensão para as pessoas", afirmou.
Ele acrescentou: "Mas temos uma visão muito além do Jetson One – queremos fazer um carro voador de dois lugares em quatro anos".
"Até o final da década, queremos um carro voador de quatro lugares no mercado, que possa substituir um carro familiar normal, e todos vão querer," completou Ternstrom.
Ternstrom e o cofundador Tomasz Patan fundaram a Jetson em 2017 depois de pensarem no conceito vários anos antes. Em 2018, começaram a implementar recursos de segurança para garantir que fosse seguro voar, o que inclui sensores, motores de reserva e limitadores de velocidade.
O Jetson One, que não precisa de pista para pouso ou decolagem, foi construído para garantir um pouso suave para o piloto.
Logo após seu lançamento oficial, em outubro de 2021, a empresa vendeu os Jetson One quase que instantaneamente e agora já aceita pedidos para entrega em 2023.
Diferente de tudo o que já vimos até o momento em matéria de eVTOL, o veículo ainda está sujeito a restrições de voo que variam de país para país, o que significa que atualmente não pode voar nas cidades, apenas em terrenos abertos. Mas os fundadores acreditam que isso mudará na medida em que as pessoas passem a preferir viajar voando e não por estrada.
Comentar