A chegada das primeiras unidades das tropas norte-americanas foi anunciada pelo ministro da Defesa da Romênia, Vasile Dincu, durante entrevista à emissora romena Digi 24. Dincu ressaltou o papel logístico dessas tropas.
"Mais de 100 soldados dos EUA já chegaram, esses são especialistas na preparação da chegada de militares, eles já estão na Romênia. Logisticamente nós já estamos preparados para isso há muito tempo", afirmou o ministro.
Anteriormente o assessor de imprensa do Pentágono, John Kirby, anunciou a decisão de enviar tropas dos EUA ao Leste Europeu. A expectativa é de que ao menos 1.000 soldados devem ser deslocados da Alemanha para a Romênia, juntando-se aos 900 militares norte-americanos que já estão no país.
Primeiras tropas americanas do contingente adicional enviado para a Europa chegam à Alemanha, 4 de fevereiro de 2022
© REUTERS / Exército dos EUA
Os EUA e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acusam a Rússia de preparar uma invasão da Ucrânia devido à movimentação de tropas russas na fronteira com o país vizinho.
Moscou nega as acusações e ressalta suas próprias preocupações com o envio de armas e militares da OTAN às fronteiras russas. Nas últimas semanas, além dos EUA, países como Reino Unido e Alemanha anunciaram o envio de tropas ao Leste Europeu.