Propriedade da Lockheed Martin, a Sikorsky e a DARPA estão trabalhando no ALIAS há cerca de seis anos, mas nunca haviam dispensado o piloto da aeronave até o momento, mesmo em um voo completamente automatizado.
O diretor da Sikorsky Innovation, Igor Cherepinsky, disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa virtual, na última terça-feira (8), que há uma chave no helicóptero chamada "chave 210", que indica quantos pilotos estão presentes na aeronave, a qual pela primeira indicou "zero".
O ALIAS Black Hawk voou por 30 minutos sem ninguém dentro de Fort Campbell, no Kentucky, na sexta-feira (5) e posteriormente em um voo mais curto na segunda-feira (7).
Segundo o Defense News, a aeronave realizou verificações pré-voo, decolou e passou por um sistema simulado de detecção e alcance de luz (LiDAR, na sigla em inglês) representando o horizonte congestionado e complexo da cidade de Nova York. De acordo com Cherepinsky, a aeronave de 6.350 quilos respondeu de forma autônoma aos arranha-céus simulados, passando por Manhattan, pousando sozinha em seguida.
A aeronave opcionalmente pilotada Sikorsky UH-60A Black Hawk faz seu primeiro voo não tripulado no sábado, 5 de fevereiro de 2022
© Foto / Lockheed Martin
O Black Hawk usa o sistema de autonomia Sikorsky MATRIX, projetado através do setor de pesquisa em autonomia de aeronaves da Sikorsky (SARA, na sigla em inglês) para ajudar pilotos e tripulantes a voar em ambientes degradados, incluindo aqueles com visibilidade limitada ou sem comunicações confiáveis.
O ALIAS integra um alto nível de automação em aeronaves tripuladas e ainda pode assumir capacidades adicionais de autonomia.
"O ALIAS visa apoiar a execução de uma missão inteira, desde a decolagem até o pouso, incluindo o tratamento autônomo de eventos de contingência, como falhas em sistemas da aeronave. Interfaces fáceis de usar facilitam a interação supervisor-ALIAS", diz o comunicado da empresa.
"Com cargas de trabalho reduzidas, os pilotos podem se concentrar no gerenciamento da missão em vez da mecânica", disse o gerente de programa do Escritório de Tecnologia Tática da DARPA, Stuart Young. "Esta combinação única de software e hardware de autonomia vai tornar o voo mais inteligente e seguro."
A DARPA e a Sikorsky investiram juntas cerca de US$ 160 milhões (R$ 845 milhões) no programa ALIAS. O plano é encerrar o programa até o final do ano, disse Young.