Notícias do Brasil

Bolsonaro elabora projeto para garantir políticas de direitos humanos para policiais

Focando em um dos principais grupos que apoiam seu governo, presidente se mobiliza para lançar decreto que garante a órgãos civis e militares o direito "de não ser inquietado ou punido por opiniões pessoais sobre temas não sensíveis".
Sputnik
O presidente, Jair Bolsonaro (PL), prepara um decreto e um projeto de lei para criar o programa "PraViver", o qual pretende defender direitos humanos para policiais que inclui temas como melhoria da qualidade no trabalho, combate ao racismo e liberdade de expressão.
O projeto tem as deputadas Major Fabiana (PSL-RJ) e Carla Zambelli (PSL-SP) como responsáveis. A pasta da ministra Damares Alves ficará com a coordenação, junto ao Ministério da Justiça e à Secretária de Governo, e receberá recursos dos Fundos de Segurança Pública e Direitos Difusos, segundo a Folha de São Paulo.
Um dos trechos do decreto aborda o direito à opinião e plena liberdade de expressão dos profissionais da segurança pública, assim como defende a garantia à liberdade de reunião e de associação, mesmo que fora dos sindicatos.
Neste quesito, o texto debatido assegura o policial a "articular politicamente em órgãos civis e militares, a garantia do direito de não ser inquietado ou punido em virtude de opiniões pessoais sobre temas não sensíveis".
Visita do presidente, Jair Bolsonaro, ao Posto da Polícia Rodoviária Federal - PRF (foto de arquivo)
Sobre a proteção à vida dos policiais, o programa mira a implementação de planos de valorização profissional e social, iniciativas para promoção da saúde e qualidade de vida e apoio a programas de atenção psicossocial.
Outro foco nessa área é o direito a diversidade, com adoção de orientações e medidas para prevenção, identificação e enfrentamento ao racismo e fortalecimento da cultura de não discriminação e pleno respeito à liberdade de orientação sexual dos agentes de segurança.
Ainda segundo a mídia, o programa vai desenvolver planos complementares destinados à proteção e defesa dos direitos humanos, estabelecer indicadores quantitativos e qualitativos para o acompanhamento, monitoramento e avaliação periódicos das diretrizes nacionais e atuar como espaço de ouvidoria.
Notícias do Brasil
Bolsonaro defende reajuste de policiais e sugere aumento para servidores só em 2023
Comentar