Novo avião russo de alerta precoce Beriev A-100 realiza 1º voo com radar ativado

Os testes de voo do avião-radar de alerta precoce e centro de comando aéreo serão concluídos neste ano.
Sputnik
O avançado avião de alerta precoce e reconhecimento russo A-100 Premier, baseado no avião de transporte Il-76, realizou o voo de teste inaugural com seu radar principal ativado, comunicou a empresa Rostec.
"Os testes confirmaram o funcionamento normal dos equipamentos especiais, bem como dos sistemas a bordo da aeronave, em condições de alta radiação eletromagnética", observou.
A Rostec observou que durante o voo foram verificadas as características aerodinâmicas da aeronave, a operacionalidade dos sistemas aviônicos e o radar de alerta precoce, que é o principal equipamento a bordo.
"Os sistemas da aeronave funcionaram de acordo com os parâmetros previstos e estão prontos para outros tipos de testes", segundo o comunicado.
Rússia recebe 'radar voador' A-50U modernizado para detectar alvos de última geração
O avião A-100 de alerta e controle (AWACS) foi desenvolvido a partir da aeronave Il-76MD-90A. Está dotado de um sistema de radar desenhado pelo consórcio Vega (integra a Rostec) para detectar e seguir diversos alvos simultaneamente, bem como para guiar aviões de combate em missão contra alvos aéreos, terrestres e marítimos.
O avião foi construído em cooperação pela Vega, Beriev TANTK e uma série de outras empresas do complexo militar-industrial do país.
O avião A-100 tem uma carenagem com um sistema de antena único e o mais recente equipamento de radar, que permite aumentar rapidamente o campo de vigilância em uma determinada direção operacional.
Comentar