Ciência e sociedade

Tambor da época de Stonehenge é um dos 'achados mais importantes dos últimos 100 anos' (FOTOS)

O instrumento construído em pedra será exibido pela primeira vez ao público, de acordo com comunicado divulgado pelo Museu Britânico, em Londres.
Sputnik
A peça vem sendo analisada e estudada desde 2015, quando foi encontrada, e agora os resultados estão sendo apresentados pela primeira vez, de acordo com informações da AFP, citando o Museu Britânico.

"Essa é uma descoberta verdadeiramente impressionante e a mais importante peça de arte pré-histórica encontrada em terras britânicas nos últimos 100 anos", comemorou Neil Wilkin, o curador da exposição "The World of Stonehenge" ("O Mundo de Stonehenge", em português).

De acordo com o museu, o tambor tem cerca de 5.000 anos, foi construído em giz e suspeita-se que era um tipo de talismã, não foram encontrados indícios de que o objeto fosse de fato um instrumento musical.
Estudos realizados pelo museu apontam que o artefato foi produzido entre 3005 a.C. e 2890 a.C., a mesma época em que foi iniciada a primeira fase de construção de Stonehenge. O tambor foi encontrado a cerca de 380 quilômetros de distância do monumento, em uma vila chamada Burton Agnes.
Detalhe do tambor de giz da época de Stonehenge encontrado no Reino Unido
O objeto foi descoberto ao lado do túmulo de três crianças que foram enterradas juntas, aparentemente segurando as mãos umas das outras. O tambor estava próximo à cabeça da criança mais velha. Também estavam no local uma bola de giz e um alfinete de osso polido.
"Análises das gravações [no tambor] vão nos ajudar a decifrar o simbolismo e crenças da era em que Stonehenge foi construído", explicou Wilkin.
Comentar