O Ministério da Defesa da Rússia informou no sábado (12) que tinha entregue uma nota de protesto ao adido militar dos EUA relativamente à violação das águas territoriais russas por um submarino americano.
"Não há verdade nas afirmações russas sobre nossas operações em suas águas territoriais. Não vou comentar sobre a localização precisa de nossos submarinos, mas nós voamos, navegamos e operamos com segurança em águas internacionais", disse em comunicado no sábado (12) capitão da Marinha dos EUA Kyle Raines.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, na noite de sábado (12) um submarino dos EUA da classe Virginia foi detectado nas águas territoriais russas perto da ilha Urup, que pertence ao arquipélago das Curilas, durante os exercícios programados da Frota do Pacífico da Rússia. O navio ignorou o pedido para vir à superfície.
12 de fevereiro 2022, 12:32
A seguir, em conformidade com os documentos orientadores sobre a defesa das fronteiras marítimas da Rússia, a fragata Marshal Shaposhnikov da Frota do Pacífico "aplicou os meios apropriados", segundo informa Defesa da Rússia. Depois disso, o submarino dos EUA deixou as águas territoriais do país.