Panorama internacional

Coreia do Sul pondera ajudar Europa com entregas de gás caso necessário, diz chanceler do país

Seul está considerando "proativamente" a questão do fornecimento de gás natural liquefeito (LNG, na sigla em inglês) à Europa, se for necessário, e espera que a situação em torno da Ucrânia seja resolvida pela diplomacia, disse o chanceler Chung Eui-yong.
Sputnik
No sábado (12), o alto diplomata e seus homólogos do Japão e dos Estados Unidos tiveram conversas trilaterais no Havaí e discutiram, entre outros assuntos, a península coreana.

"Quanto à situação na Ucrânia, os desenvolvimentos têm ido na direção errada. No que diz respeito aos suprimentos do LNG à Europa, se houver quaisquer dificuldades neste aspecto, relativas à assistência ao fornecimento de gás à Europa, estamos considerando essa questão proativamente", confirmou o ministro sul-coreano aos jornalistas.

Ele manifestou ainda sua esperança de que a resolução da crise ucraniana seja resolvida "através da diplomacia e diálogo".
Na última quarta-feira (9), a mídia japonesa informou que Tóquio está pronta para organizar o fornecimento de gás liquefeito aos países europeus em caso de escalada da situação em torno do país do Leste Europeu e resultantes perturbações dos fornecimentos de gás russo à Europa.
Comentar