A invasão das águas russas por um submarino estrangeiro é totalmente injustificada e incompreensível, disse na segunda-feira (14) Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.
"Como resultado de ações que duraram três horas, a embarcação foi expulsa do território da Federação da Rússia, onde entrou em uma profundidade bastante grande [...] foram mais de quatro quilômetros. Como resultado de ações especiais com essa embarcação, realizadas três vezes, a embarcação foi expulsa das águas russas", contou Shoigu, acrescentando que se tratava mesmo de um submarino dos EUA.
"[É] completamente incompreensível essa atividade injustificada no oriente", comentou ele durante um encontro com Vladimir Putin, presidente da Rússia.
O ministro da Defesa russo referiu ainda que o submersível foi encontrado durante exercícios navais da Frota do Pacífico da Rússia.
12 de fevereiro 2022, 12:32
No sábado (12), o Ministério da Defesa da Rússia informou que foi detectado perto da ilha Urup, uma das ilhas Curilas, um submarino nuclear da classe Virginia dos EUA. A tripulação recebeu advertência para deixar as águas territoriais russas, que foi ignorada. Em seguida, a fragata russa Marshal Shaposhnikov "aplicou os meios apropriados", antes de o submarino abandonar as águas territoriais a grande velocidade.
O adido militar dos EUA em Moscou recebeu uma nota de protesto como resultado do incidente.