Os desenvolvedores da tecnologia propuseram imitar padrões de fala semelhantes aos dos humanos, incluindo emoções sutis, como suspiros, risos, choro e pausas entre as palavras.
O vídeo de demonstração lançado nesta segunda-feira (14) apresenta o potencial da IA que servirá para "criar encontros românticos hiper-realistas".
O programa foi desenvolvido pela Sonantic, uma empresa de tecnologia com sede em Londres que produz vozes de IA para filmes e videogames.
A empresa descreve o produto como "a primeira IA que pode flertar", e observou que "os humanos não serão mais os únicos provocando e agindo de forma tímida".
Na demonstração em vídeo, intitulada "Qual é o segredo dela?", uma atriz se emociona para a câmera enquanto uma narradora reflete sobre o conceito de amor.
À medida que a demonstração continua, o rosto da mulher se transforma em uma varredura digital enquanto a tela mostra uma série de textos e comandos de áudio sendo inseridos no programa.
A IA revela que o monólogo "nunca foi dito por um humano", e que o narrador "não era real" e "nunca nasceu". Tudo foi produzido por algoritmos.
Em uma postagem no blog da Sonantic, a CEO Zeena Qureshi explicou que a empresa alcançou o "avanço" combinando dois elementos-chave: "performances de atuação e algoritmos".
Ela afirmou que seu "voice engine" de IA "evoluiu" para permitir que os modelos agora "respirem, riam e até zombem", incluindo os comportamentos de fala, como "flertar" e "provocativo".