Ciência e sociedade

Encontrado na Suécia selo de bula papal que seria pista de assembleia governista medieval (FOTOS)

Uma equipe de arqueólogos descobriu um selo de bula papal que pertenceria a uma carta do Papa João XXII. O selo revela a provável localização do centro político medieval na principal ilha da Suécia.
Sputnik
Arqueólogos encontraram um selo de bula papal do ano 1334 na Suécia, reportou na segunda-feira (14) a emissora SVT.
O selo, com comprimento de cerca de quatro centímetros, e feito de chumbo, pertencia a uma carta do Papa João XXII (1244-1334), que liderou a Igreja Católica entre 1316 e 1334. De um lado do selo estão representados os apóstolos Pedro e Paulo, com o nome do Papa no outro. O selo teria sido quebrado ao meio, provavelmente após a carta ser aberta.
Selo do séc. XIV, encontrado na Gotlândia, Suécia
O Papa João XXII enviou uma carta à Gotlândia, a maior ilha da Suécia e do mar Báltico, em 28 de abril de 1334, na qual ele autorizou os habitantes locais a não viajarem para o continente durante o inverno para testemunhar em tribunal. A carta mostra o apoio que os gotlandeses tinham do Papa, que era um dos principais poderes na Europa.
"Estes são pequenos achados de grande importância. É apenas o nono selo de bula papal que foi encontrado na Suécia, então é muito incomum. Além disso, ele mostra a importância da Gotlândia, mesmo durante a Idade Média", relatou Majvor Ostergren, arqueóloga que liderou o projeto Roma, ao jornal Dagens Nyheter, citada na segunda-feira (14).
O projeto Roma é dirigido pelo Museu da Gotlândia, em colaboração com as universidades de Estocolmo e Uppsala. Um dos objetivos do projeto é encontrar a assembleia governista na qual se reuniam "legisladores" eleitos de toda a ilha para criar leis e determinar a justiça até o séc. XVII. Ostergren agora crê que o local seria este, onde o selo foi encontrado.
Selo dos meados do séc. XV, encontrado na Suécia
"Estes objetos nos dão muita informação sobre o que havia aqui, e achamos que é este o lugar. Cartas papais apenas eram enviadas à alta administração, e isto pode confirmar que o centro político da Gotlândia na época era em Roma", sugeriu a pesquisadora.
Atualmente a equipe de arqueólogos está procurando mais financiamento para completar sua pesquisa.

Cristianismo na Suécia

A Gotlândia é a maior ilha da Suécia. Com uma população de cerca de 59.000 pessoas, tem Visby como sua capital. Conhecida como um grande centro comercial desde a Era dos Vikings, Visby se tornou uma das principais cidades da Liga Hanseática no mar Báltico. Os gotlandeses são um grupo antepassado dos suecos modernos, e retêm uma identidade local e sotaque distintos.
Em 1164, a Suécia se tornou uma província eclesiástica da Igreja Católica, e o Catolicismo se estabeleceu firmemente, com a Suécia até contribuindo com alguns santos, das quais Brígida Birgersdotter foi a mais famosa. Os suecos participaram inclusive de suas próprias versões das Cruzadas sob a bandeira da Igreja Católica, lançando diversas expedições para cristianizar a Finlândia e os estados Bálticos. No entanto, no séc. XVI o país se virou para o Protestantismo, e se tornou um baluarte do Luteranismo.
Comentar