Ciência e sociedade

Estupas, estátuas e relíquias budistas de mais de 1.800 anos descobertas no Paquistão (FOTO)

No total já foram escavados mais de 400 artefatos na cidade de Swabi, na região noroeste do país.
Sputnik
Entre as descobertas está uma estupa, um monumento fúnebre budista, com 73 metros de altura, considerada a mais alta da região. Os arqueólogos também encontraram uma rara estátua em tamanho real do Buda Sidarta Gautama, o fundador da religião.

"Nós encontramos cerca de 400 antiguidades que pertenciam a civilização Gandara durante as escavações na vila Baho Dheri, na cidade de Swabi, nos últimos seis meses", disse o diretor do Departamento de Arqueologia da região, Abdul Samad, em entrevista à Agência Anadolu.

Alguns artefatos foram encontrados em bom estado de conservação, mas muitos vão precisar passar por processos de restauração. De acordo com Samad, esse é o caso da estátua de Buda.
Arqueólogos descobrem artefatos antigos de Buda, incluindo uma estupa de 73 metros e uma estátua em tamanho real do fundador do budismo, Gautama Buda, no noroeste do Paquistão
Entre as recém descobertas destacadas pelo diretor estão uma estátua do Buda sentado, uma outra estátua em formato de meditação e o piso original da estupa, que segundo os especialistas foi construído há 1.800 anos.

"Essas últimas descobertas, que incluem raras estupas e outros artefatos, vão com certeza aumentar o turismo religioso no Paquistão, que já está começando a criar ritmo", disse Samad.

A região de Swabi é considerada importante para os budistas coreanos, porque a religião foi introduzida na Coreia por um monge da cidade de Swabi por volta do ano 400 d.C.
De acordo com informações do Daily Sabah Agência, os arqueólogos completaram cerca de 40% das escavações e os especialistas ainda esperam encontrar artefatos reveladores na região.
Comentar