Panorama internacional

EUA afirmam estar prontos para nova rodada de diálogos depois de fala de Lavrov

Os Estados Unidos sinalizaram disposição para nova rodada de diálogos depois da manifestação do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Sputnik
Nesta terça-feira (15), o representante do Kremlin declarou acreditar que "graças aos esforços em todas essas áreas combinadas" o impasse diplomático na Europa Oriental pode encontrar um "pacote muito bom" para a resolução.
Posteriormente, a representante permanente da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico), Julianne Smith, disse que Washington está pronta para se engajar.
"Estamos monitorando a situação na Ucrânia por muitas semanas e tudo o que tínhamos visto até agora era a escalada nas tensões", disse a representante.
"Quando Lavrov fala sobre outra rodada de diálogo, é claro, estamos abertos a isso e preparados para nos sentar [e dialogar]. [...] Todos esperamos que seja genuíno", disse Smith em uma coletiva de imprensa.
Ainda segundo a embaixadora, os Estados Unidos planejam verificar a declaração russa sobre a retirada de forças da fronteira com a Ucrânia.
Panorama internacional
Após concluírem exercícios no sul e oeste do país, tropas russas retornam às suas bases (VÍDEO)
"Teremos que verificar se este é ou não o caso", disse Smith durante a coletiva, quando questionada sobre a declaração da Rússia de que estão retirando as tropas. "Queremos ter certeza de que entendemos do que eles estão falando quando dizem desescalada e queremos verificar se é isso que está acontecendo de fato."
No início do dia, o Ministério da Defesa russo declarou que as unidades militares do sul e do oeste começaram a retirar as tropas para suas bases permanentes após os exercícios.
Comentar