A iniciativa visa fornecer à infraestrutura tecnológica do país um "ecossistema israelense que será líder em desenvolvimentos futuros nas áreas de segurança, economia, tecnologia, engenharia e ciência", disse um comunicado.
Espera-se que a computação quântica, uma vez totalmente madura, revolucione não apenas a velocidade da computação, mas uma variedade de questões estratégicas e de detecção militares.
Com a inovação, o governo de Israel espera também reforçar seu sistema de contraespionagem ao forçar toda a Internet a alterar sua linha de base de criptografia básica, escreve o Jerusalem Post.
Especialistas na área costumam dizer que os supercomputadores de hoje se parecerão com a idade da pedra em comparação com a mudança de paradigma que as máquinas quânticas trarão.
De acordo com o comunicado, o governo do Estado judeu trabalhará em dois caminhos diferentes, embora paralelos, para conseguir o seu objetivo.
Uma das frentes operará no desenvolvimento de maneiras mais imediatas de construir infraestrutura e aplicativos de computação quântica, que permitirão testes mais imediatos e usos práticos direcionados de um computador quântico.
A outra trabalhará a longo prazo para construir todos os aspectos de um computador quântico israelense desde o início, para garantir que Israel tenha sua própria capacidade doméstica.
Até agora, Israel passou os últimos anos aumentando significativamente seu investimento no campo quântico em áreas não computacionais, como comunicação quântica e sensores quânticos.
Foto de componente de computador quântico da IBM. Foto de arquivo
© AP Photo / Seth Wenig
Os EUA e a China são de longe os líderes no desenvolvimento de computadores quânticos.
O Google projetou que construirá um supercomputador quântico completo até 2029, enquanto a IonQ disse que sua próxima geração de computadores quânticos de tamanho médio pode estar causando ondas no setor financeiro já nos próximos dois anos.
O Canadá e vários países da UE também estão fazendo grandes avanços nessa área.
Vale lembrar que computadores quânticos são máquinas capazes de processar dados em altíssima velocidade, principalmente quando comparadas com os sistemas atuais.
A tecnologia permite que computador quântico considere trilhões de possibilidades ou mais no mesmo instante, superando o número de cálculos que nossos computadores tradicionais podem fazer.