O navio pesqueiro Villa de Pitanxo, de bandeira espanhola, naufragou perto da costa do Canadá com 24 pessoas a bordo, relatou na terça-feira (15) o jornal Faro de Vigo.
Entre as pessoas a bordo estavam 18 pessoas da Espanha, "algumas de ascendência estrangeira, e o resto da tripulação do Peru e Gana". O naufrágio aconteceu a cerca de 400 km da costa canadense, perto da ilha Terra Nova.
No local havia quatro balsas salva-vidas, duas delas vazias e outra com três marinheiros em estado de choque hipotérmico, segundo o jornal. Em uma das balsas foram descobertos cadáveres, presumivelmente mortos por hipotermia.
Maica Larriba, representante do governo espanhol em Pontevedra, Espanha, referiu que o naufrágio aconteceu no início da manhã. Foi possível salvar algumas pessoas.
Neste momento, está decorrendo uma operação de busca e resgate com a participação de navios e helicópteros. As entidades envolvidas informaram à Sputnik que já há pelo menos quatro mortos.
Isabel Rodríguez, ministra de Política Territorial e porta-voz do governo espanhol, explicou que Madri está seguindo com atenção o que aconteceu e se encontra em permanente contato com os serviços de busca e resgate.