China mostra capacidade de defesa com novo míssil portátil 'sem análogos no mundo' (VÍDEO)

A China desenvolveu um avançado míssil de defesa área portátil, o QW-12, que recentemente demonstrou seu desempenho na interceptação de helicópteros, jatos e mísseis de cruzeiro durante testes de fogo real.
Sputnik
De acordo com especialistas, citados pelo jornal Global Times, o armamento é de nível mundial, com uma capacidade anti-chamariz que nenhum outro país do mundo jamais mostrou.
Durante o teste, realizado no norte da China, o míssil QW-12 derrubou com sucesso uma aeronave-alvo especialmente projetada para simular um helicóptero de ataque.
Ao se aproximar do alvo, a aeronave lançou chamarizes para tentar despistar o míssil, contudo, o projétil ignorou os sinalizadores e atingiu a aeronave.
A China também testou com sucesso o projétil contra alvos mais velozes, como um foguete de calibre 122 milímetros, simulando um jato ou míssil de cruzeiro, que podem atingir uma velocidade de 1.296 quilômetros por hora.
Devido à sua velocidade, não era fácil atingir diretamente o alvo, então o míssil usou seu detonador de proximidade a laser para se detonar perto do alvo, tendo-o derrubado com ondas de choque e fragmentos.
Embora seja uma arma portátil, o míssil pode ser montado em veículos, dando alta mobilidade. Além disso, cada veículo pode transportar diversos mísseis, oferecendo maior poder de fogo.
Comentar