Notícias do Brasil

Fertilizantes, Angra 3 e gás: Bento Albuquerque fala à Sputnik sobre possível cooperação com Rússia

Nesta quarta-feira (16), o ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, falou à Sputnik Brasil sobre a cooperação com a Rússia envolvendo energia nuclear, petróleo e gás.
Sputnik
De acordo com o ministro, o Brasil deve participar em reuniões com representantes da indústria de petróleo e gás nacional, além da reunião com os empresários do setor de fertilizantes, para negociar contratos de longo prazo com as empresas russas.
Falando sobre as chances de fechar algum acordo na Rússia, Albuquerque afirmou que o Brasil tem garantida a oferta necessária de fertilizantes para o agronegócio brasileiro.

"Um dos grandes fornecedores do Brasil, como outros países, a Rússia é um grande fornecedor de fertilizantes para o Brasil, e estamos trabalhando nisso desde o ano passado, para que este suprimento para o nosso agronegócio seja garantido", declarou aos jornalistas.

Sobre um possível acordo formal para garantir o fluxo de nitrato de amônio para o Brasil, cuja venda da Rússia para outros países está interrompida, o ministro brasileiro afirmou que há chances de um acordo, e o país segue conversando com as autoridades e empresas russas sobre o assunto.

Rosatom e projeto Angra 3

Sobre o projeto de obras da usina Angra 3, a Eletronuclear vai escolher uma empresa que seja especialista no setor nuclear, e evidentemente, a empresa russa Rosatom é uma das empresas possíveis, para finalizar a obra e entrar em operação no início de 2026.
Falando sobre a hipótese de a empresa russa Rosatom cooperar no projeto Angra 3, o ministro voltou a ressaltar que a possibilidade existe.
Notícias do Brasil
Bolsonaro abre visita oficial à Rússia com cerimônia de aposição floral (FOTOS, VÍDEO)
"A possibilidade sempre existe, e a Rosatom já é uma parceira nossa de algum tempo. As tratativas estão sendo feitas pela Eletronuclear, junto com a modelagem que está sendo finalizada pelo DMDS, e isso é que vai determinar quem será o parceiro que vai terminar a usina", explicou à Sputnik Brasil.

Perspectiva de investimento russo no setor de petróleo e gás brasileiro

O ministro Albuquerque declarou que há perspectiva de investimento russo no setor de petróleo e gás brasileiro, já que é o setor que mais tem recebido investimentos.
Notícias do Brasil
Polônia rejeita visita de Bolsonaro ao país, diz jornal
"Tanto o Brasil quanto a Rússia são grandes produtores de petróleo. A Rússia é a terceira maior produtora de petróleo do mundo e o Brasil é o sétimo. Temos um grande desenvolvimento do setor no nosso país. Nestes três anos, recebemos investimentos contratados de R$ 620 bilhões. Evidentemente que as empresas russas de petróleo e gás, assim como as nossas empresas [...] temos muita cooperação não só técnica, mas também de investimentos nos dois países", declarou aos jornalistas.

Visita brasileira à Rússia e disputa internacional entre Rússia e Ucrânia

Comentando sobre o assunto, o ministro afirmou que a posição do Brasil é bastante clara: o país é a favor de uma solução pacífica das controvérsias. Durante a presença de Bolsonaro na Rússia, o encontro com o presidente russo Vladimir Putin pode englobar este assunto na pauta.
"A posição do Brasil é bem conhecida e sempre foi essa, uma solução pacífica das controvérsias", enfatizou aos jornalistas presentes.
Comentar