Novo misterioso navio furtivo da China se assemelha com destróier dos EUA, diz mídia (FOTOS)

Embora provavelmente não seja uma nova classe de navios de guerra que esteja entrando em serviço de combate, a misteriosa embarcação que recentemente surgiu nas redes sociais chinesas poderia indicar o interesse de Pequim em testar modelos aperfeiçoados de baixa visibilidade.
Sputnik
Uma foto com embaçada que apareceu em uma conta popular sobre assuntos militares na rede social chinesa Sina Weibo criou agitação entre entusiastas militares.
À primeira vista, o navio na imagem se assemelha ao USS Zumwalt, um destróier furtivo da Marinha dos EUA com um design bastante incomum que visa minimizar sua detecção pelos radares inimigos.
O navio chinês parece ter um design inclinado com uma seção de comando central, tal como no Zumwalt.
Suposta imagem de um navio furtivo da China que apareceu na rede social chinesa Sina Weibo em fevereiro de 2022
Uma legenda na foto sugere que o navio está em testes no mar. No entanto, quase nada se sabe sobre a embarcação, incluindo as suas dimensões.
Na opinião do colunista do portal Naval News e especialista naval H.I. Sutton, a foto não é um engano, "mas são aplicáveis ressalvas", escreveu.
Ele observou que o navio é provavelmente pequeno, talvez do tamanho dos navios autônomos Sea Hunter da Marinha dos EUA, uma vez que se fosse maior teria sido detectado por satélites ou observadores de estaleiros navais.
O mesmo usuário do Weibo que compartilhou a imagem observou que a silhueta tem certa semelhança com um navio futurista que apareceu em uma ilustração promocional do estaleiro Jiangnan – uma instalação em Xangai que produz grande parte da frota de superfície da Marinha do Exército Popular de Libertação (ELP) da China.
Cartaz promocional do estaleiro Jiangnan mostrando um navio de guerra semelhante ao USS Zumwalt
Vale ressaltar que China tem desenvolvido vários navios de guerra que foram construídos com aplicação de alguns princípios de tecnologia furtiva, entre os quais lanchas de mísseis da classe Houbei Type 022 e o destróier Type 055.
Todavia, é a Marinha dos EUA que está aparentemente inspirada pela tecnologia chinesa e não ao contrário: um projeto proposto para o futuro destróier DDG(X) da Marinha norte-americana que apareceu em um simpósio naval no mês passado tinha uma estranha semelhança com o destróier chinês Type 055.
Comentar