Ciência e sociedade

Raro 'bebê tubarão-fantasma' é encontrado acidentalmente na Nova Zelândia (FOTO)

O tubarão-fantasma de águas profundas foi encontrado a uma profundidade de cerca de 1.200 metros em Chatham Rise, na ilha sul da Nova Zelândia.
Sputnik
A descoberta de um raro tubarão-fantasma recém-nascido por uma equipe de cientistas na costa da ilha Sul da Nova Zelândia chamou a atenção de internautas e pesquisadores em todo o mundo.
Sendo uma espécie raramente avistada, especialmente os recém-nascidos, os tubarões-fantasmas também são conhecidos como quimeras e não são verdadeiros tubarões, mas peixes cartilaginosos que foram chamados desta forma por conta de sua aparência misteriosa.
O cientista de pesca do Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica (NIWA, na sigla em inglês) Brit Finucci chamou a descoberta de "muito rara e emocionante" por ter sido feita acidentalmente, enquanto eles realizavam uma pesquisa de arrasto de populações submarinas.
"Das espécies de quimeras mais bem estudadas, sabemos que juvenis e adultos podem ter diferentes necessidades alimentares e de habitat. Os juvenis também parecem diferentes dos adultos, com padrões de cores distintos", disse Finucci.
"Ter encontrado esse tubarão-fantasma vai nos ajudar a entender melhor a biologia e a ecologia desse misterioso grupo de peixes de águas profundas", acrescentou.
Ciência e sociedade
Macho de espécie rara de polvo é filmado na Austrália apenas pela 2ª vez na história (VÍDEO)
Surpresos com a descoberta, os cientistas acreditam que o tubarão-fantasma tinha sido chocado recentemente.
"Você pode dizer que este tubarão-fantasma nasceu recentemente porque tem uma barriga cheia de gema de ovo. É bastante surpreendente. A maioria dos tubarões-fantasma de águas profundas são espécimes adultos conhecidos; recém-nascidos são raramente relatados, então sabemos muito pouco sobre eles", disse Finucci.
Os pesquisadores farão testes e análises genéticas para determinar a espécie exata.
Comentar