Panorama internacional

Tempestades causam mortes na Europa e deixam milhares sem energia (FOTOS, VÍDEOS)

A passagem da tempestade Dudley pela Europa, com ventos de até 180 km/h, deixou ao menos cinco mortos em dois dias.
Sputnik
A ventania e as chuvas derrubaram árvores, provocaram acidentes e sérios distúrbios nos transportes em vários países. As vítimas são da Polônia e Alemanha.
O mau tempo, entretanto, não terminou: Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos estão em estado de alerta para a passagem de uma nova intempérie, batizada de Eunice, nesta sexta-feira (17).
Parte de um muro danificado cai na calçada durante uma tempestade em Berlim, Alemanha, em 17 de fevereiro de 2022. . Foto de arquivo
Pelo menos três pessoas morreram na Polônia e duas na Alemanha, em decorrência das fortes rajadas de vento, escreve a Rádio França Internacional.
Na Cracóvia, a queda de um guindaste em um canteiro de obras causou a morte de dois trabalhadores da construção civil e deixou outros dois feridos. Um motorista morreu no oeste do país, vítima da queda de uma árvore sobre seu carro.
Tornado na Cracóvia, na Polônia.
Ventos de 125 km/h atravessaram a Polônia arrancando telhados e árvores. Segundo balanço das autoridades polonesas, 500 casas foram danificadas e 324 mil habitantes ficaram sem energia.
Uma mulher observa os danos de uma casa causados ​​por uma tempestade em Dobrzyca, perto de Jarocin, Polônia, em 17 de fevereiro de 2022. Foto de arquivo
A República Tcheca também foi atingida pelos temporais, que provocaram distúrbios no trânsito e deixaram 300 mil casas sem eletricidade.
Em Hamburgo, uma onda violenta formada pelo mau tempo quebrou as janelas de uma balsa que navegava no rio Elba.
Esta manhã em Hamburgo.
Em vários estados alemães, escolas fecharam e a polícia alertou a população para não caminhar por parques e florestas.
O Reino Unido, que desde ontem (16) enfrenta complicações nos transportes devido à passagem da tempestade Dudley, tem previsão de nova ventania.
Um vídeo do usuário Fowey_RNLI mostra um bote salva-vidas enfrentando o clima difícil durante um exercício de treinamento. Com a tempestade Dudley chegando e a tempestade Eunice logo atrás, pedimos às pessoas que não corram riscos desnecessários ao redor da costa e respeitem o clima.
Nesta quinta-feira (17), os serviços meteorológicos britânicos, irlandeses e holandeses emitiram alertas para a tempestade Eunice, que, segundo Londres, poderia registrar ventos de 160 km/h e colocar vidas em risco.
A tempestade Eunice, formada no oceano Atlântico, vai atingir a Europa na sexta-feira (18) e poderá causar importantes distúrbios, de acordo com o serviço britânico, que emitiu um raro "alerta vermelho".
A tempestade Eunice passa por um processo de ciclo gênese explosiva a caminho das ilhas britânicas.
Comentar