"Esses fósseis vêm de um sítio [arqueológico] na China que produziu fósseis de pássaros que são muito parecidos com pássaros modernos, mas todos os fósseis de pássaros descritos até agora não tiveram crânios preservados com os corpos", diz o coautor Jerry Harris, da Universidade de Tecnologia de Utah, nos Estados Unidos.
"Brevidentavis é um pássaro ornithuromorfo com dentes, e em ornithuromorfo com dentes, há um pequeno osso na frente da mandíbula chamado predentário, onde estaria o queixo se os pássaros tivessem queixos", explicou a líder do estudo e pesquisadora do Museu Chicago Field, nos EUA, Jingmai O’Connor.
"Esses fósseis incríveis são como uma chave que nos permite abrir a porta para um maior entendimento da história evolutiva do crânio em parentes próximos de pássaros vivos. Em uma época em que dinossauros gigantes ainda vagavam pela terra, essas aves eram produtos da evolução, experimentando diferentes estilos de vida na água, no ar, em terra e também diferentes dietas", comentou o co-autor do estudo e pesquisador do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados de Pequim, Tom Stidham.