De acordo com as informações obtidas, a operação deve durar cinco dias. O seu objetivo é expulsar a população de língua russa para a Rússia e assumir o controle sobre todo o território de Donbass.
As Forças Armadas da Ucrânia planejam uma operação de combate contra as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) que prevê cercar e bloquear as principais cidades, disse Basurin em declaração à imprensa.
"Durante as operações de combate prevê-se o cerco e bloqueio das principais cidades: Donetsk, Lugansk, Gorlovka e Alchevsk", afirmou Basurin sobre o plano de ofensiva da Ucrânia em Donbass.
De acordo com o serviço de inteligência da RPD, as forças da Ucrânia planejam destruir, com ataques massivos de artilharia, aviões, helicópteros e drones, as infraestruturas militares e civis, bem como bloquear as principais cidades de Donbass.
De acordo com Denis Pushilin, líder da RPD, em breve o presidente da Ucrânia Vladimir Zelensky vai ordenar aos militares para passar à ofensiva em Donbass, a fim de realizar o plano de invasão do território das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.