De acordo com reportagem do Jerusalem Post, citando informações da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), o pilar de mármore é do período bizantino, possui 1.6 metro de altura e foi encontrado inteiro.
"Encontrar um pilar completo nessas condições é um achado muito raro, especialmente na praia onde as pessoas estão caminhando diariamente. Não é algo que se encontre todos os dias", disse o arqueólogo do subdistrito de Ashdod, Avi Levy.
Os arqueólogos ainda vão realizar testes mais detalhados na peça de mármore, mas já foi possível determinar que o pilar tem cerca de 1.500 anos de idade e que a matéria prima não é originária de Israel.
Pilar de mármore com 1,6 metro de altura foi encontrado intacto nas areias da cidade israelense de Ashdod
© Foto / Shira Lifshitz / Autoridade de Antiguidades de Israel
"Esse achado é muito importante porque nos abre uma rara janela para esse período, e o fato de o pilar estar inteiro é impressionante", completou Levy.
Os policiais Itai Dabush e Sagiv Ben Gigi realizavam patrulha de rotina quando perceberam algo estranho na areia e entraram em contato com as autoridades.
"A coluna parece ter sido descoberta depois das recentes chuvas na região. [...] Qualquer descoberta deste tipo adiciona mais uma peça para nos ajudar a entender o quebra-cabeça cultural que é Israel dos tempos antigos", comentou o diretor geral do IAA, Eli Escozido.
Momento em que o pilar foi retirado da praia por um trator
© Foto / Autoridade de Antiguidades de Israel
Escavações arqueológicas acontecem na cidade de Ashdod desde 2013. De acordo com os especialistas, muitas descobertas já foram feitas, como uma igreja, túmulos e mosaicos. O diretor do Departamento de Arqueologia e Culturas do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv, Alex Pantalkin, acredita que o pilar pode ter sido parte da estrutura de uma igreja, ou até mesmo das ruas da antiga cidade.